terça-feira, 18 de outubro de 2011

Entrevista: Luiz Carlos Lima e Cecília Figueiredo

Parceiro do Projeto Intercâmbios JuventudeArte, o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) começou a desenvolver atividades com os jovens da Providência (Centro), Morro dos Cabritos/Tabajaras (Copacabana) e Salgueiro (Tijuca) no sábado, 15 de outubro. Luiz Carlos Lima e Cecília Figueiredo são responsáveis por oferecer oficinas de fotografia e incentivar que os integrantes do projeto exercitem o olhar com a câmera nas mãos.


Qual a avaliação dessa etapa do projeto?

Cecília Figueiredo: Essa primeira saída fotográfica teve tema livre. O pessoal de dentro da Providência guiou os outros. E a galera de fora tem um olhar mais curioso. Esse incentivo à circulação proposto pelo projeto foi muito bacana.

Vocês vão acompanhar o grupo em mais dois encontros, nas caminhadas no Morro dos Cabritos/Tabajaras e no Salgueiro (leia mais)Quais serão os próximos passos do trabalho que estão propondo?

Cecília: No próximo encontro vamos propor que façam imagens do cotidiano. O tema não será mais livre. E o foco da última caminhada serão as pessoas. O que os retratos contam da história da comunidade?

Luiz: A ideia é cada vez mais aprofundar para que as imagens dialoguem com a proposta do projeto.





Qual a importância de uma oficina de fotografia em um projeto como esse?

Cecília: A ideia não é só um produto final, mas a fotografia como processo de aproximação de jovens das comunidades. É uma ferramenta a mais no sentido de aproximação das comunidades, das pessoas envolvidas no projeto, do que estão mapeando.

Luiz: É muito importante a etapa em que discutimos as imagens depois da saída e vemos o resultado do que foi registrado no dia. A ideia é que se aproximem mais do que estão construindo no mapa em termos de olhares.

O resultado desse processo e as fotografias poderão ser conferidos em uma exposição durante a 4ª Mostra Brasil, em maio de 2012, no Rio de Janeiro. O Cecip já foi parceiro do Programa Juventude Transformando com Arte, na 3ª Mostra Brasil. Como foi a experiência?

Cecília: Em 2010, jovens que fizeram parte de um projeto do Cecip deram uma oficina de vídeo durante a Mostra Brasil. Foi muito bacana. Eles já tinham sido formados por nós e já davam aulas de vídeo em suas escolas. Eles gostaram muito de conhecer jovens de outros estados. Foi um evento grande e eles ficaram muito orgulhosos de fazer parte do projeto.




Fotos: Ratão Diniz e Edmilson de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário