terça-feira, 18 de outubro de 2011

Olhares sobre a Providência


A primeira caminhada do Projeto Intercâmbios JuventudeArte, no Morro da Providência (Centro), foi realizada no último sábado, 15 de outubro. Com orientação e noções de fotografia dadas pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), jovens do Morro dos Cabritos/Tabajaras(Copacabana), Providência e Salgueiro (Tijuca) foram a campo com as máquinas fotográficas nas mãos.

Divididos em grupos e tendo como guias os jovens da Providência, que iam apresentando os lugares que consideravam mais relevantes, os integrantes do projeto registraram seu olhar sobre a comunidade que estavam conhecendo. De volta à Casa Amarela, centro cultural que sediou o encontro, todos puderam ver e comentar o resultado do trabalho.


Anderson S. de Oliveira, morador da Providência, aprovou a atividade: “Me senti fotógrafo, com vontade de mostrar tudo.”


“O que mais me chamou a atenção foi a vista, é muito bonito. O Salgueiro é totalmente diferente”, diz Lisane Cristina dos Santos Fernandes.



“Mas nem todo mundo focou só a paisagem. Tiraram foto de dentro, também”, acrescenta Tatiane Ferreira da Silva, também do Salgueiro.

Esse foi o 4º encontro do Projeto Intercâmbios JuventudeArte, que tem como proposta a realização de mais duas caminhadas nos próximos sábados: no Morro dos Cabritos/Tabjaras e, por fim, no Salgueiro.


As caminhadas têm por objetivo promover a circulação de jovens de diferentes comunidades em espaços que até então não conheciam, favorecendo que se apropriem desses espaços de forma lúdica e criativa; e possibilitar que todos os integrantes do grupo conheçam pontos culturais que cada comunidade está apontando como importantes para fazer parte de um mapa cultural dessas localidades.



Fotos: Ratão Diniz e Edmilson de Lima

Saiba mais:
http://juventudearte.blogspot.com/2011/09/intercambios-juventudearte-jovens-vao.html

Um comentário:

  1. Parabéns , é disso que eles precisam OPORTUNIDADES pra mostrarem o talento e suas capacidades!! e interagirem um no mundo do outro e ampliando seus conhecimetos!PARABÉNS A TODOS.. são merecedores!!

    ResponderExcluir