quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mapa cultural estimula debate sobre circulação em favelas





O mapa cultural das comunidades Cabritos/Tabajaras, Providência e Salgueiro ganha novas camadas a cada encontro do projeto Intercâmbios Juventudearte. E as atividades propostas aos jovens rumo à construção desse guia geram reflexões sobre questões como a circulação de novos atores nesses espaços.´




“As pessoas de fora da comunidade estão subindo o morro. Antes isso não acontecia”, diz Alexsandro Rocha Azevedo, o Lequinho, do Morro dos Cabritos/Tabajaras. Erick Lucas de Carvalho, também do Cabritos/Tabajaras, reforça: “Tem gente que mora perto e nunca subiu. Com o mapa as pessoas poderão se localizar.”.

Tatiane Ferreira da Silva, do Salgueiro, vê a possiblidade de mudança na forma como as comunidades são vistas a partir de iniciativas como a de criação de um mapa cultural: “Mesmo que as coisas ruins que falam das favelas chamem mais a atenção das pessoas, se elas forem nas comunidades vão ver coisas boas.”

Entre as formas apontadas pelos jovens de fazer esse mapa ser visto e conhecido está o grafite. “Eu acho que esse mapa deveria ser grafitado na quadra da comunidade”, opina Tatiane.









“Ele poderia ser grafitado no chão, para que a pessoa vá caminhando e se localizando”, imagina Ludimila Raquel de Oliveira Pinhão, do Cabritos/Tabajaras.




Fotos: Ratão Diniz e Edmilson de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário