quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Olhares sobre o Salgueiro

A última caminhada com registro fotográfico do projeto Intercâmbios Juventudearte foi realizada no Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, no último sábado, 29 de outubro. Dessa vez, os jovens da Providência, no Centro, e do Morro dos Cabritos/Tabajaras, em Copacabana, foram guiados por seus parceiros do Salgueiro.



“Aqui não vem pessoas de outras comunidades. É legal eles estarem aqui porque a gente já conheceu a comunidade deles e agora eles vão conhecer a nossa”, alegra-se Amanda Corrêa Muniz, do Salgueiro.

Orientados pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), todos tinham uma importante tarefa: fazer retratos de pessoas da comunidade. “Qual a história do Salgueiro a partir das pessoas que vivem nessa localidade?”, desafia Luiz Carlos Lima, do Cecip.

“Foi legal a caminhada, as pessoas da comunidade queriam ser fotografadas, se sentiram importantes”, avalia Leimar Correia, do Salgueiro.

A caminhada anterior foi realizada no Morro dos Cabritos/Tabajaras. “Achei legal mostrar as coisas boas da minha comunidade. Eu guiei duas meninas e elas pediram para ir no alto do morro, para ver a vista”, lembra Ludimila Raquel de Oliveira, do Tabajaras.

Ter conhecido o mirante do Tabajaras chamou a atenção de Amanda. “Eles vão no mirante só para ver a vista. Aqui no Salgueiro tem a Divisa, mas é mais um espaço de passagem para ir para outro morro, o Turano. A gente não fica indo para ver a vista”, compara.

Muitos dos jovens se mostraram entusiasmados com a proposta de atividade com fotografia no projeto Intercâmbios Juventudearte. Segundo alguns dos entrevistados, a fotografia é um importante meio para fortalecer o mapa cultural que estão criando de suas comunidades.



“A gente tira fotos do que a gente vê para que outras pessoas também possam ver”, diz Amanda. E Ludimila acredita que a fotografia ajuda quem está fotografando a ver melhor. “A foto mostra para nós mesmos o que às vezes não vemos direito”, avalia.





Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário