sábado, 19 de novembro de 2011

Jovens finalizam conteúdo do mapa cultural de suas comunidades

O projeto Intercâmbios Juventudearte está chegando à reta final. No  7º encontro, realizado no último sábado, 12 de novembro, os jovens participantes - moradores do Morro da Providência (Centro), Salgueiro (Tijuca) e Cabritos/Tabajaras (Copacabana) – concluíram a elaboração do conteúdo que será apresentado no mapa cultural dessas localidades.


Durante o processo, que teve início em meados de setembro, os jovens levantaram iniciativas culturais e realizaram mais de 60 entrevistas com moradores antigos e com responsáveis pelas ações culturais. Graças às entrevistas, mais pessoas conhecerão o histórico das comunidades e saberão o que motivou o surgimento das atividades culturais, bem como terão acesso às informações para participar delas.

“Muitas senhoras que eu achava que iam ficar assustadas gostaram de ser entrevistadas, se sentiram valorizadas, viram que tem algo novo acontecendo na comunidade”, conta Alexsandro Rocha Azevedo (Lequinho), do Morro dos Cabritos/Tabajaras.

Lequinho - Morro dos Cabritos/Tabajara

Lisane Cristina dos Santos Fernandes, do Salgueiro, tem a mesma impressão. “As pessoas trataram a gente bem, gostaram de ser entrevistadas, quiseram entrar no mapa. Assim, todos vão passar a conhecer essas pessoas e o que fazem”, diz.

Lisinha - Morro do Salgueiro

Uma das entrevistas que mais chamou a atenção de Lequinho foi a que realizou com o casal Dona Landinha, costureira, e seu Di Andrade, músico. “Eles têm uma profissão diferente da que a maioria seguia antigamente. Era mais comum as pessoas trabalharem como feirantes, em serviços domésticos. Saíram do padrão”, explica.

As entrevistas que a moradora da Providência Joice da Silva Almeida realizou, fez com que conhecesse pessoas das quais já havia ouvido falar, mas nunca tinha tido a oportunidade de entrar em contato.

Joice - Morro da Providência

“Eu já tinha escutado do projeto que o seu Nélio desenvolve de percussão na comunidade e do museu que a Dona Dodô da Portela mantém, mas nunca tinha ido e falado com essas pessoas. Gostei muito do processo porque sou tímida e, com as entrevistas, me soltei conversando com as pessoas. Esse é um projeto importante para a comunidade”, ressalta Joice.

As ações culturais apontadas no mapa abrangem bares, festas, festividades, bibliotecas, igrejas, pontos históricos, projetos, entre outros. Além dos depoimentos colhidos pelos jovens e do histórico de cada uma das três comunidades, o mapa trará os principais trajetos que podem ser percorridos pelos visitantes e a opinião dos jovens sobre o processo de criação da publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário