quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fora do Eixo, No Centro da Cultura!

Você conhece a Casa e Circuito Fora do Eixo? Espaços alternativos de cultura e comercialização de produtos culturais por meio da esconomia Solidadria? Então segue uma entrevista que fiz com os Coordenadores da Casa fora do Eixo de São Paulo, Conheçam e se integrem nessa rede! Boa Leitura!



O Circuito Fora do Eixo iniciou seu trabalho buscando estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologias e o escoamento de produtos que saíssem da rota no mercado musical convencional. E com sua ampliação, passou a estruturar sua organização através de frentes temáticas, mediadoras e produtoras que encampam discussões amplas e transversais.

As frentes temáticas representam os núcleos de linguagens artísticas, culturais e sociais adotadas pelo circuito e, por isto, movimenta agentes e projetos culturais na rede. São elas Música, Palco Fora do Eixo, Clube de Cinema, Fora do Eixo Letras, Economia Fora do Eixo, Centro Multimídia, Tecnologias Livres, Nós Ambiente, Poéticas Visuais, PCult e UniCult.

São mais de 5.000 shows realizados por ano, além de Saraus Literários, oficinas, debates, observatórios, transmissões ao vivo, cineclubes e outras centenas de eventos que transversalizam entre as mais variadas linguagens artísticas, através das frentes temáticas em uma só hashtag, #tudoaomesmotempoagora. As parcerias Abrafin - Associação Brasileira de Festivais Independentes e TNB - Toque no Brasil.

Já as frentes produtoras são as responsáveis pela execução dos trabalhos demandados pelas frentes temáticas da rede. Elas que convertem a idealização de um projeto do papel para a prática, transformando as idéias em realidade. São fontes de produção do trabalho (card) necessário para suprir as demandas das Frentes Gestoras e dos parceiros integrados ao sistema, atendendo a cadeia produtiva cultural local. São elas Intercâmbio, Distro e TecnoArte.

As frentes mediadoras, por sua vez, compõem o sistema solidário Fora do Eixo e têm o papel fundamental de gerar o fluxo entre as frentes temáticas e produtoras da rede, elaborando mecanismos de sistematização, mapeamentos, pesquisa, concepção, execução, sustentabilidade, mobilização, articulação, comunicação e dinâmica entre os agentes, frentes e pontos do circuito. São elas Banco Fora do Eixo e Centro Multimídia.

Assim, o Fora do Eixo democratiza e horizontaliza todas as tecnologias e informações, provocando a transversalidade entre todas as Frentes, o que resulta em iniciativas como o Festival Grito Rock, que se em 2003, durante sua primeira edição, contava apenas com Cuiabá para sua produção, saltando em 2011, no Brasil e América Latina, para 130 cidades em 10 países.

Como o Fora do eixo vê a cena cultural independe hoje, precisa de recurso? como capta-los?

Acreditamos que o cenário cultural nos últimos anos se desenvolveu muito, a ponto de hoje ser auto-sustentável. Então achamos que a primeira coisa é as iniciativas culturais se entenderem como independente e interdependentes. Explicando melhor, independente do governo ou das empresas; e interdependente no sentido das relações criadas em sua cadeia produtiva e estrutura de mercado. É a Economia Solidária, o desenvolvimento coletivo. A troca de serviços aparece como um grande viabilizador, fazendo as coisas acontecerem e gerando um capital simbólico que representa muito mais que o recurso pelo recurso. Desse modo o processo todo gera mais oportunidades, e é justamente esse capital simbólico que oxigena a cadeia onde o recurso circula. Afinal, um mercado auto-sustentável é muito atrativo para o poder público (que tem o dever de investir na produção cultural da sociedade) e nas empresas, que enxergam amplas perspectivas mercadológicas nesse novo mercado que caminha a passos largos para sua consolidação. É saber vender sem SE vender.

O que vocês entendem por "Juventude transformando com Arte"?

A arte atualmente é o que mais aproxima o ser humano de um senso de liberdade, fora daquele senso comum que nos obrigam a reproduzir desde que nascemos: ter um emprego, ser funcionário, obedecer patrão, obedecer o sistema. A cadeia produtiva gerada por esse novo mercado da arte que surgiu no Brasil nos últimos anos consegue formar consciência através de suas características políticas, econômicas a até afetivas. Ela promove o compartilhamento de experiências e mostra mais possibilidades de protagonismo e auto gestão. Logo um grupo de jovens percebe que ele pode ir mais além, e começa a contaminar da mesma forma outro grupo de jovens, que contamina outro e assim vai. isso é transformador.

Saiba Mais
http://casa.foradoeixo.org.br/


O Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos colaborativos que conecta grupos e empreendimentos solidários, movimentado as cadeias criativa e produtiva cultural. Concebida em 2005, por agitadores culturais das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), a rede se consolidou e, hoje, conta com mais de 100 pontos de articulação e de linguagem, além de centenas de parceiros, colaboradores e entusiastas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário