segunda-feira, 23 de agosto de 2010

É tudo improviso!

Você já ouviu falar de Teatro Esporte? Não?
Mas te garanto já viu pelo menos uma vez na vida!


São exemplos, a galera do "Jogando no Quintal", protagonizado por Marcio Ballas, o programa "É tudo improviso" e o espetáculo de teatro "Improvável". Trata-se de um estilo, um jeito de aplicar a extensa arte de improvisação, no Teatro Esporte os participantes se apresentam em equipes ou fazem um "todos contra todos" e competem, enfrentando desafios apresentados por um juiz/intermediador. Forma-se um sistema de pontos e dessa forma, ao final, temos um vencedor!
Ele é chamado dessa forma pois  faz referência a torcida que acontece em jogos de futebol, por exemplo, seu diferencial é justamente a interação com a platéia, já que na maioria das vezes, temas, títulos e palavras sugeridas por ela, conduzem a improvisação dos atores.

Cia de teatro Do Nada (divulgação)
E isso foi apenas uma pouco do que aprendemos na oficina mediada por Ana Paula Novellino e Vinícius Messias, que trabalham na mesma compania de teatro ( Do Nada) desde 2003.
Por meio de brincadeiras, ou melhor, desafios, aprendemos a improvisar do jeito que tem que ser, na hora!
Mas não foi apenas isso, aprendemos que teatro, especialmente Teatro Esporte gera cidadania, trabalho em equipe, colaboração e mais um monte de coisa!


O pessoal do Coral Santa Marcelina (Projeto Guri), que vieram do estado de São Paulo, participaram dessa oficina e, segundo eles, gostaram da oportunidade: "conseguimos trabalhar com a nossa imaginação, racícionio e coordenação motora, de forma bem dinâmica!" afirmam os jovens do projeto.

Segundo Vinícius Messias o Teatro Esporte " tem como diferencial um roteiro/história que é construido de forma coletiva e, para isso, é essencial para os atores trabalharem muito a aceitação, quanto ao que é proposto pelo outro, e escuta para que essa história coletiva consiga existir" conclui.

Para quem quiser conhecer mais sobre Teatro Esporte pode acessar os vídeos do espetáculo "Improvável" aqui e, claro, acessar o blog da Cia de Teatro Do Nada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário