sábado, 28 de agosto de 2010

Compartilhar é Aprender


A 3° Mostra Juventude Transformando com Arte proporcionou uma oportunidade de transformação social para os grupos de jovens que puderam ver de perto diversas realidades. Muito além do que somente uma apresentação no Rio, eles puderam vivenciar a experiência de encontrar outras entidades que trabalham com juventude e arte a acreditam nisso como um meio de transformação.


A visita ao AFROREGGAE além de ter sido um passeio instrutivo, foi uma forma de conhecer uma realidade que a grande mídia quer esconder. Revelou o poder de transformação pela arte e como cada jovem encontra seu papel na sociedade desde que esta lhe dê alguma oportunidade.

O Grupo Cultural AFROREGGEA surgiu no ano de 1993. Sua trajetória foi muito importante para a comunidade de Vigário Geral. O Rio se encontrava em uma desordem, chacinas, guerras e proibições. Com a proposta de atividades de percussão, dança, entre outras, o grupo foi ganhando espaço na comunidade.
Artistas cederam suas imagens para ajudar a mudar à realidade. O grupo conseguiu autonomia e, com muito trabalho, um espaço para a realização de suas oficinas e a revitalização do bairro.

Os grandes talentos foram aparecendo e aqui podemos ver alguns dos atores que mostraram que o talento precisa de uma oportunidade para ser visto. Nós que acompanhamos a visita ficamos impressionados com a força de produção dessa trupe.


As oficinas são bem animadas. Na verdade, a energia é contagiante e faz com que todos parem para ver os jovens ocupando o seu espaço e fazendo a sua arte. É desta forma que percebo o quanto a arte é valiosa para vida.


Somente a força de vontade pode explicar esse trabalho árduo que só é reconhecido depois de muitos anos de dedicação. Porque não é fácil ganhar o reconhecimento, mas quando isso ocorre é gratificante, podendo ser visto no olhar de cada jovem que participa dessas atividades.
Essa visita foi mais uma forte comprovação de que todas as realidades são mutáveis, podendo ser modificadas desde que se acreditem no poder da transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário