quarta-feira, 23 de maio de 2012

TABAJARAS / CABRITOS, EU RECOMENDO!!!!



Seguindo o mapa Caminhos da Cultura no morro do Tabajara/Cabritos, criado pelo projeto Intercâmbios JuventudeArte, chegamos a comunidade pela Rua Henrique Oswald que nos dá acesso a maior escadaria da comunidade, conhecida como ESCADÃO.
Logo que de imediato o sedentarismo de alguns dos companheiros falou mais alto, mas felizmente ninguém desistiu e admito que foi um excelente exercício subir os quase 500 degraus.
Os  integrantes do grupo Associação Mandicuéra gostaram tanto da novidade que ficaram afim de subir e descer tudo outra vez, e correndo!


Dando sequência a nosso passeio fomos até um dos pontos marcados no mapa, o ponto 15, um dos mais visitados pela galera jovem da comunidade.


Visitamos também o ponto 14 que é a famosa Academia do Kleber Fitness, a u
única academia da comunidade. Curioso é que a academia quase não entrou no mapa porque algumas pessoas diziam que ela não era um "ponto de cultura" e muito menos um ponto de encontro da galera jovem. Dessa grande discussão ficou decidido que sim, pois as pessoas iam para a academia não só malhar, mas para bater bapo depois do trabalho e que a academia do Kleber também era cultura!




Seguindo em direção a Associação de Moradores da comunidade passamos em frente ao Bar do Seu Cilio, um antigo morador da comunidade que é um dos mais antigos comerciantes da região. Ele tem esse bar há 16 anos e nos contou que ninguém tira ele dali!  




Enfim chegamos a Associação de Moradores que chama muita atenção por sua arquitetura diferenciada!
Mas só por isso, pois segundo os moradores a associação não é muito presente no cotidiano da comunidade.



Depois de conhecer pontos "turísticos", conhecemos nossa primeira personalidade: Seu Carlos, dono da cooperativa de Kombis da comunidade. Um carinha legal, simpático!! Ele nos deu a maior atenção e foi super gente fina! 



E novamente encaramos uma das inúmeras escadarias da comunidade, essa conhecida como Ninho de Cobras. Foi nessa região que conhecemos Dona Landinha, uma das mas antigas moradoras de lá.
Dona Amandinha nos contou do tempo em que tinha que descer ate o pé do morro para lavar roupa e pegar água na lata de 20 litros. E como atividade extracurricular ela ajudava o marido a compor sambas para agremiações e blocos de carnaval. 




Dona Landinha !


E foi por esse percurso que finalmente chegamos ao famoso Lajão do Tabajaras.
O Lajão foi um casarão construído pelo pai e pelo tio do nosso guia Lequinho, que não quis ser fotografado.
O intuito era transformar o casarão em um centro de cultura da comunidade, mas o projeto infelizmente não foi levado adiante por causa do falecimento dos idealizadores.
Dez anos depois Lequinho decidiu realizar o sonho do pai e reformou todo o casarão, que nesse meio tempo havia se transformado em lixão e local de usuários de drogas. Mas a força de vontade de Lequinho foi maior que tudo e hoje é o ponto mais famoso da comunidade. Lá são realizados os bailes funks do morro Tabajaras/Cabritos.


Lequinho foi um pouco mais além e transformou a parte de cima do Lajão em um campo de futebol onde são oferecidas aulas para a garotada da comunidade.
No Lajão também acontecem aulas de Box e  Jiu-Jitsu gratuitas para crianças.



Visual lá de cima do Lajão









Depois de um bate papo com a galera fomos presenteados com um mini baile funk e é claro que a galera se acabou ao som do batidão carioca!!!

Confira um pouco da coreografia que rolou por lá:


Agradecimentos: nossos fantásticos guias Ludimila e Lequinho!!! E a Camila Leite do Instituo Tear. Valeu galera!!

Lequinho, Camila Leite e Ludimila

Fotos, textos e vídeo: Kaio Silva 

Um comentário:

  1. sou o lequinho, muito bom isso. mas onde esta escrito dona amandinha é dona landinha !
    legal meus parabéns!

    ResponderExcluir