segunda-feira, 14 de maio de 2012

OS FANTÁSTICOS DO PASSINHO levarão muita criatividade para a 4a Mostra Brasil!

Foto: Key Terra

O que chama atenção no passinho do menor da favela é o mix de estilos dessa coreografia, cujas primeiras manifestações misturavam o funk ao frevo. Não demorou muito para que o antropofágico povo carioca adicionasse outros temperos. Movido pelo desejo de se customizar, o jovem da periferia colocou no seu liquidificador outros estilos de origem negra como o samba, o candomblé e o break. Hoje, essas influências já abrangem o balé clássico, o jazz e até mesmo a ioga, com posições inacreditavelmente difíceis. Os jovens que se dedicam a essa dança a potencializam na internet. Não foi preciso nenhuma política cultural para estimulá-los a usarem a grande rede para pesquisar, divulgar e discutir o que fazem com a alegria e o entusiasmo inerentes à juventude. Basta digitar “passinho do menor” no Google ou no You Tube para ver alguns dos posts mais acessados nas redes sociais. É exemplo poderoso de protagonismo juvenil e de inclusão digital. Além disso, o passinho está criando uma cultura de paz nas comunidades populares do Rio de Janeiro, deserotizando o funk e desvinculando-o do crime.

Para a 4a Mostra Brasil, foi mobilizado um grupo de dançarinos do passinho, com apoio do pesquisador Julio Ludemir. O diretor artístico, Frederico Paredes aceitou o desafio de criar com esses jovens um ambiente para transpor essa dança do universo do baile para o palco respeitando a potência, criatividade e expressão de cada dançarino.



OS FANTÁSTICOS DO PASSINHO irão se apresentar em dois momentos: na noite da Dança, dia 21/05, e na noite da Mistura de Linguagens, dia 24/05, durante a 4a Mostra Brasil.

A direção artística da noite da Dança é de Frederico Paredes e a da noite da Mistura de Linguagens é de Karen Acioly

A apresentação será no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs.

Um comentário: