quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Entrevista: Vinicius Ladeira

Jovens dos morros Cabritos/Tabajaras (Copacabana), Providência (Centro) e Salgueiro (Tijuca) se reuniram neste último sábado, 26 de novembro, para os ajustes finais nos mapas culturais das três comunidades, que serão lançados em 15 de dezembro. O projeto Intercâmbios JuventudeArte, que teve início em meados de setembro, chega ao fim com resultados positivos. O designer do Núcleo de Produção da Oi kabum, Vinicius Ladeira, fala da importância do processo de construção conjunta dos mapas e ressalta o envolvimento dos jovens participantes.

Foto: Edmilson de Lima

O projeto foi idealizado de forma a permitir o desenvolvimento dos mapas culturais de forma participativa, com uma real integração entre os profissionais envolvidos e os jovens das comunidades. Como você avalia esse processo?

Vinicius Ladeira: É a primeira vez que me envolvo com um trabalho nessa escala. Estamos lidando com territórios onde moram pessoas, é complexo, precisamos ser detalhistas, construir em conjunto com moradores desses locais. É muito bonito ver os jovens que ficaram do início ao fim do projeto trabalhando juntos. Estão se dedicando à construção do mapa, se sentindo responsáveis pelo resultado do trabalho. Você vê que não está sozinho, que somos uma equipe.

O que mais chamou a sua atenção no desenvolvimento do trabalho?

Vinicius Ladeira: Todo o trabalho que faço eu vejo como um processo para além do trabalho, como um processo pessoal também. Há o desenvolvimento do produto e a transformação da minha percepção. Depois que iniciei esse trabalho, percebo as comunidades de forma diferente. Não vejo como pessoas carentes que precisam de ajuda, como um lugar caótico, temeroso. Tenho um olhar da auto-gestão. Se não tem alguém que faça por mim, eu mesmo vou fazer.  Foi um enriquecimento pessoal.

Quais os principais desafios na execução do desenho do mapa?

Vinicius Ladeira: Cada passo do mapa é um desafio diferente. As favelas são um emaranhado de caminhos. Os jovens elegeram os melhores, fizeram escolhas para simplificar. Eles pegaram esse trabalho com propriedade e ficaram até o final. Os caminhos internos foram bem complicados de executar. Tentei simplificar para ficar agradável visualmente, mas, muitas vezes, essa simplificação não traduzia os caminhos de forma correta, sendo necessários ajustes.

Por que um mapa cultural de comunidades do Rio de Janeiro é importante?

Vinicius Ladeira: Vai ser muito interessante para as pessoas de dentro da comunidade valorizarem o que elas têm. O conhecimento pode ser adquirido em todos os lugares, basta saber procurar. Todo lugar tem uma história. As pessoas que estão ao redor é que fazem história.

Um comentário:

  1. Adoroo!!
    Parabéns a todos que estão voltados a essa iniciativa cultural e social...
    E um superr parabéns ao um dos designes que tenho amor, carinho e amizade... que é o Vinicius Ladeira!!
    Te amo pessoa!

    ResponderExcluir