terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mapa cultural de três favelas do Rio será lançado em 15 de dezembro

Jovens moradores dos morros dos Cabritos/Tabajaras (Copacabana), da Providência (Centro) e do Salgueiro (Tijuca) concluem guia cultural de suas comunidades, que será lançado no dia 15 de dezembro, no Centro Cultural da Light, Av. Marechal Floriano, 168, Centro do Rio de Janeiro, a partir das 17h.


 “Este mapa/guia expressa o olhar de um grupo específico de jovens sobre a sua comunidade e nos convida a conhecê-la percorrendo circuitos que evidenciam suas características, riquezas e tradições culturais”, avalia Angela Nogueira, uma das coordenadoras do projeto Intercâmbios Juventude Arte.

Cada mapa apresenta opções de circuitos que podem ser percorridos pelas pessoas interessadas. As publicações divulgam ainda o histórico das comunidades, além de informações sobre cada um dos 100 pontos culturais listados que incluem artistas locais, pontos históricos e de encontro, projetos educacionais, culturais ou esportivos empreendidos por moradores, trilhas ecológicas e locais de onde se têm vista da cidade. O guia também divulga o contato de antigos moradores, grandes conhecedores da história local e fomentadores de iniciativas.


O projeto Intercâmbios Juventude Arte é uma ação do programa Juventude Transformando com Arte, idealizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e patrocinado pela Light e pelo Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Entre os parceiros da iniciativa estão: Instituto de Arte Tear, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi/PUC-Rio) e Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), além da participação especial da Ação Educativa, de São Paulo.

2 comentários:

  1. Gostei muito da proposta!

    Os próprios moradores desenvolverem a pesquisa é essencial neste processo de conhecimento e divulgação de espaços. Afinal, quem melhor para falar sobre o local do que o residente? Excelente modo de desmistificar preconceitos sobre as comunidades e, claro, abrir portas para este Turismo que vem ganhando destaque. Parabéns!

    Há possibilidade do projeto expandir para outros locais?

    Grata

    ResponderExcluir
  2. Prezados!
    Tenho muito interesse em conhecer esse mapa. Pena que soube do lançamento hoje.
    O mapa será disponibilizado? Como faço para adquiri-lo?
    Faço parte do Grupo de Pesquisa Cultura, História, Urbanismo - GPCHU, do Programa de Pós-graduação em Urbanismo - PROURB/FAU/UFRJ. Atualmente estamos trabalhando com o projeto de pesquisa entitulado Culturas e Resistências na Cidade, e, nos interessamos pelas Ações Culturais e pela forma que estas constituem um Território Cultural.
    Aguado por um retorno de vocês.
    Atenciosamente,
    Carlos Rodrigo Avilez.
    9617.2228 / carlosrodrigo@ufrj.br

    ResponderExcluir