terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Mapa cultural de três favelas do Rio será lançado em 15 de dezembro

Jovens moradores dos morros dos Cabritos/Tabajaras (Copacabana), da Providência (Centro) e do Salgueiro (Tijuca) concluem guia cultural de suas comunidades, que será lançado no dia 15 de dezembro, no Centro Cultural da Light, Av. Marechal Floriano, 168, Centro do Rio de Janeiro, a partir das 17h.


 “Este mapa/guia expressa o olhar de um grupo específico de jovens sobre a sua comunidade e nos convida a conhecê-la percorrendo circuitos que evidenciam suas características, riquezas e tradições culturais”, avalia Angela Nogueira, uma das coordenadoras do projeto Intercâmbios Juventude Arte.

Cada mapa apresenta opções de circuitos que podem ser percorridos pelas pessoas interessadas. As publicações divulgam ainda o histórico das comunidades, além de informações sobre cada um dos 100 pontos culturais listados que incluem artistas locais, pontos históricos e de encontro, projetos educacionais, culturais ou esportivos empreendidos por moradores, trilhas ecológicas e locais de onde se têm vista da cidade. O guia também divulga o contato de antigos moradores, grandes conhecedores da história local e fomentadores de iniciativas.


O projeto Intercâmbios Juventude Arte é uma ação do programa Juventude Transformando com Arte, idealizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e patrocinado pela Light e pelo Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Entre os parceiros da iniciativa estão: Instituto de Arte Tear, Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi/PUC-Rio) e Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), além da participação especial da Ação Educativa, de São Paulo.

Um comentário:

  1. Gostei muito da proposta!

    Os próprios moradores desenvolverem a pesquisa é essencial neste processo de conhecimento e divulgação de espaços. Afinal, quem melhor para falar sobre o local do que o residente? Excelente modo de desmistificar preconceitos sobre as comunidades e, claro, abrir portas para este Turismo que vem ganhando destaque. Parabéns!

    Há possibilidade do projeto expandir para outros locais?

    Grata

    ResponderExcluir