quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Primeiro encontro: tecendo realidades e afetos



O primeiro encontro do projeto Intercâmbios JuventudeArte foi realizado no Centro Cultural Light, no último sábado, 17 de setembro, e teve como principal objetivo promover a interação entre os atores envolvidos na iniciativa. O Instituto de Arte Tear, um dos parceiros no projeto, conduziu as dinâmicas de grupo.

Cerca de 30 jovens das comunidades Cabritos/Tabajaras (Copacabana), Providência (Centro) e Salgueiro (Tijuca) -- que farão mapeamento de iniciativas culturais nessas localidades para a criação de um mapa/guia -- estiveram presentes.

Também participaram das atividades integrantes do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre a Infância (CIESPI); do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP); da Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia; do Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP); e da gerência de atendimento às comunidades da Light.

“Esse primeiro encontro é para que o grupo se conheça. Precisamos que o grupo seja um corpo coletivo, construir uma identidade de grupo, fundar um grupo, criar vínculos afetivos”, diz Denise Mendonça, presidente do Tear.

As atividades lúdicas, que ajudaram a despertar a curiosidade por si e pelo outro, visam não só criar e fortalecer uma identidade de grupo como também instigar o olhar para a coleta de dados culturais nas comunidades.

“Quem está gostando muda de lugar”, gritou em alto e bom som o jovem Mario Orlando Domingos Manuel, do morro dos Cabritos/Tabajaras, integrante do grupo de dança urbana Conexão Crew, durante uma das dinâmicas.

A atividade convidava os participantes a mudar de lugar na roda sempre que Camila Leite, vice-presidente do Tear, lançava uma pergunta cuja resposta fosse “sim”. A cada “sim” a roda se reconfigurava e novos contatos entre as pessoas ocorriam. Conforme a atividade ia acontecendo, os jovens iam se soltando e, voluntariamente, começavam a lançar suas próprias perguntas para o grupo.



“Como eu me senti nesse primeiro encontro? É como uma arte em movimento”, sintetizou Nilson Bruno Fernandes, do Cabritos/Tabajaras.

O projeto Intercâmbios JuventudeArte, idealizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), é patrocinado pela Light e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura/Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Links relacionados:

CECIP - http://www.cecip.org.br

CEPP - http://www.cepp.org.br

CIESPI - http://www.ciespi.org.br

TEAR - http://www.institutotear.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário