quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Intercâmbios Juventudearte – jovens vão mapear ações culturais em suas comunidades



No último sábado, dia 17 de setembro, teve início o projeto Intercâmbios JuventudeArte, em que cerca de 45 jovens das comunidades do Cabritos/Tabajaras (Copacabana), Providência (Centro) e Salgueiro (Tijuca) são convidados a desempenhar uma tarefa: levantar iniciativas culturais nas três favelas e construir um mapa/guia de cada uma delas de forma colaborativa.

O objetivo do projeto é promover a visibilidade e o fortalecimento dessas expressões culturais. “Os jovens vão debater temas como cultura, identidade, patrimônio cultural para realizar um mapeamento colaborativo dos ativos culturais locais a partir do qual produzirão um mapa de suas comunidades”, afirma Cristiana Candal, uma das coordenadoras do projeto.

O levantamento das iniciativas culturais e a criação da publicação serão realizados pelos jovens com o acompanhamento de especialistas em mapeamento, em políticas públicas, em design, em arte e educação. Os guias serão distribuídos nas comunidades e em outros espaços da cidade.

Ao todo serão realizados nove encontros, aos sábados. Nesses encontros, os jovens entrarão em contato com informações necessárias para que possam participar de todo o processo, farão caminhadas nas comunidades para a coleta de informações e participarão de discussões para o desenho do mapa/guia.

“A caminhada será muito importante, porque é daí que as histórias vão emergir. Uma caminhada que representa o direito à cidade. Jovens de diferentes comunidades vão transitar em lugares que antes não caminhavam”, avalia Marcelo Princeswal, pesquisador do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre a Infância (CIESPI).

O projeto gráfico do mapa será desenvolvido com o apoio do CECIP / Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. “A partir das conversas, poderemos tentar captar essas vivências dos jovens em cor e forma. Isso vai ser um desafio e é muito estimulante”, diz Vinicius Ladeira, um dos jovens designers convidados para criar o desenho do mapa.

O projeto Intercâmbios JuventudeArte, idealizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), é patrocinado pela Light e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura/Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Fotos do primeiro encontro: Davi Marcos

Links relacionados:

CECIP - http://www.cecip.org.br

CEPP - http://www.cepp.org.br

CIESPI - http://www.ciespi.org.br

TEAR - http://www.institutotear.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário