quarta-feira, 2 de março de 2011

Puro envolvimento – capítulo 4

Yasmin Thayná

Em dezembro de 2010, escrevi um roteiro que vendi para os alunos de animação da Escola Livre de Cinema. Marina Gomes, que era minha amiga de antes, aceitou animar. O roteiro Guia da Periferia Afetiva nasceu como uma impressão. Eu li o livro em 3 horas de uma tarde que fazia calor no apartamento que morava. Sentei na varanda de frente para uma janela que dava visão para o lindo céu de Nova Iguaçu que era enfeitado, da altura que estava, por dois pombos que haviam pousado sobre um fio de luz. A minha primeira impressão sobre o roteiro: Faustini comeu histórias e absorveu ideias. Video Arte na certa. A primeira ideia era um menino comendo as regiões do mapa. A segunda era já a formação de um corpo humano a partir dos bairros que fizeram parte de sua formação profissional e pessoal. Marina decidiu fazer um stop motion. Ela enviou pro meu e-mail o story board e eu adorei. A primeira versão foi feita no corpo do meu irmão, Junior Machado, na minha casa. Ficou rápido demais. A segunda versão, foi feito na casa de Marina Gomes no corpo do primo dela. Não pude participar do dia e a Milena Manfredini fechou parceria com a gente para fotografar o video arte. Ficou rápido demais. A terceira versão foi no corpo da Marina Gomes. Eu fiz as fiz as letras com tinta a guache e cuidei da escaleta. Milena fez a produção, a pós produção e montou o filme, de certa forma. Ela montou a sequencia de fotos, escolheu a trilha e entregou o material bruto e editado para o editor Clayton Leite - professor de animação da Escola Livre de Cinema. Ele adicionou os créditos e teve que montar a sequencia novamente por um erro.

Em Janeiro de 2011, o Sarau do Apalpe, realizado na Cia dos Atores na Escadaria da Lapa, reuniu todos os vídeos feitos da Escola de Cinema. A banca foi formada por cineastas conceituados: Ivana Bentes, Carlos Alberto Mattos e Luis Carlos Nascimento.

No dia seguinte, teve o primeiro programa de auditório do Apalpe. Foi anunciado o prêmio: Guia da Periferia Afetiva:


O mais legal de tudo é que não fizemos o vídeo pensando no prêmio que ganharíamos. A Manfredini trabalha na produtora do Cinema Nosso, na Lapa, e tem uma visão para arte sensacional. A Marina Gomes também. Tem até um blog lindo que é baseado no programa recorte cultural. A equipe foi formada por um meio em comum: a arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário