quarta-feira, 30 de março de 2011

Elas falam sobre o mundo do Rap Feminino (Parte 1)

Eterna Dina Di
Depois de Dina Di, Negra Li e Nega Gizza, o rap feminino vem tomando um rumo diferente, as mulheres estão cada vez mais se organizando e mostrando seu talento. Projetos como o Hip-Hop Mulher e Mulheres no Hip-Hop organizam a mulherada para tomar conta do cenário do rap, que ainda é machista. Como organizador do festival Reviva Rap, temos contato com diversos grupos de rap, e claro alguns formados só por mulheres, a nível de proporção ainda é pouco, só para comparação, nesse ano tivemos 92 grupos inscritos, apenas 3 eram formado só por mulheres. Tirando alguns grupos onde as mulheres fazem backing vocal ou são Mc’s de apoio. Selecionei no nosso banco de dados 3 grupos de rap formado apenas com mulheres; Odisseia das Flores, DeDeus MC e Tarja Preta. Elas nos relataram como começaram a cantar, as dificuldades, as inspirações e desafios para o crescimento do rap feminino!

DeDeus MC

Ponto de Inicio

Tirando algumas exceções os grupos de rap femininos nascem da necessidade das minas terem mais espaços para poderem se expressar e demonstrarem melhor seu talento, tanto no canto, quanto na escrita, é o caso do Grupo de Santos Tarja Preta, elas falam que saíram do grupo masculino que estavam por “Não haver espaço para expor nossas ideias, além de nos dizerem como tínhamos que cantar”, a busca pela independência as impulsionaram a formar o Tarja Preta. Já para a MC DeDeus aconteceu naturalmente, quando ela se aproximou mais profundamente do rap, “O apoio dos que acreditam fez a fabiola se tornar a DeDeus MC”, diz a MC. Já com as Minas do Odisseia das Flores, o encontro das 3 MC’S que moram espalhadas pela cidade, foi decisivo para a formação do grupo “O grupo nasceu do burburinho do centro de São Paulo, em um rolê de Rap, como não poderia ser diferente”. A união das três foi questão de tempo, já que carregavam um carga cultural, por exemplo, JÔ é MC desde 2002, Leticia Grafiteira e Chaiane Artesã. As histórias de formação do grupos são diferentes, porem elas tem em comum o desejo de dar espaço para a arte dentro delas, sem estarem presas a rótulos Machistas e dogmas que ainda persistem no Rap e no Hip-Hop.

Tarja Preta
Inspirando para Inspirar

Como todo artista, suas composições e produções musicais, levam implicitamente referencias adquiridas durante toda a vida. Inclusive contemporaneamente, como bem frisou a MC DeDeus “A maior inspiração é sempre a vida, as Experiências que passo, e o que aprendi com tudo isso e quero ensinar também”, creio que esse pensamento contemple os outros grupos entrevistados, já no campo da musica algumas unanimidades como Dina Di, Nega Gizza, Sabotage., Alguns artistas internacionais e de outros estilos como Gilberto Gil, Wilson Simonal, Chico Buarque e Bob Marley.
Sem saber, ou sabendo de tal responsabilidade, Odisseia das Flores, Tarja Preta e DeDeus MC, serão fonte de inspiração para as novas Minas que entrarão na cena rap brasileira. Como é atualmente a MC Flora Matos, lembrada pela MC DeDeus.

Odisseia das Flores

Odisseia das Flores: www.myspace.com/odisseiadasflores
DeDeus MC: www.myspace.com/dedeusoficial
Tarja Preta: www.myspace/tarjapreta2008

Texto: Israel Neto
Fotos – DeDeus MC: Leandro Reis
Odisseia das Flores: Arquivo Pessoal
Tarja Preta: Joyce Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário