quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto busca criar um mapa sem fronteiras

Alguns dos jovens das comunidades Cabritos/Tabajaras (Copacabana), Providência (Centro) e Salgueiro (Tijuca) convidados a participar do projeto Intercâmbios JuventudeArte afirmam não conhecer muitas atividades culturais em suas comunidades. Mas a expectativa é que, como mapeamento que irão realizar nessas localidades, descubram uma realidade que até então não tinham vislumbrado.

Mario Orlando Domingos Manuel, jovem que participa de grupo de dança de rua, acredita que encontrará muitos talentos desconhecidos na comunidade Cabritos/Tabajaras. “Tem muita gente que faz coisas fora da comunidade. O nosso grupo trabalha fora da comunidade, dando aulas, fazendo workshops e dançando”, exemplifica.

“Nunca teve muita atividade cultural na Providência, além da capoeira. Acho que com o mapeamento vou encontrar muita coisa escondida”, acredita a jovem Joice da Silva.

E bater de porta em porta, o famoso boca a boca, foi apontado pela jovem Leimar Correia, do Salgueiro, passista do Bloco Raízes da Tijuca, como a melhor forma de realizar o mapeamento. “O projeto vai nos ajudar a circular mais dentro da comunidade. Eu fiz a trancinha no cabelo e ela [aponta para outra moradora do Salgueiro] não sabe quem fez”, conta.

Por meio da criação de um mapa/guia, o projeto fortalecerá a troca de informações culturais no interior de cada comunidade, entre diferentes comunidades, bem como possibilitará a criação de vínculos entre essas localidades e o seu entorno, favorecendo maior integração na cidade do Rio de Janeiro.

“Integrar juventudes e territórios da cidade através da arte e da cultura está entre os objetivos do projeto”, afirma Angela Nogueira, coordenadora do projeto.

“A minha expectativa é que esse trabalho desperte desejos, permita a construção de um novo território de vida”, finaliza Noali Toja, da Oi Kabum, núcleo do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).

O projeto Intercâmbios JuventudeArte, idealizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), é patrocinado pela Light e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura/Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Links relacionados:

CECIP - http://www.cecip.org.br

CEPP - http://www.cepp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário