terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reflexão sobre cultura no segundo encontro do projeto Intercâmbios Juventudearte




O segundo encontro do projeto Intercâmbios Juventudearte teve por objetivo estimular que jovens das comunidades Cabritos/Tabajaras, Providência e Salgueiro refletissem sobre o que é cultura. As atividades ocorreram no sábado, 24 de setembro, no espaço da Associação de Moradores do Morro dos Cabritos, em Copacabana.

“O saber cultural pode estar tanto no baile funk como na atividade da parteira, nas histórias contadas pelos mais velhos. A carrocinha de cachorro quente, que gera a possibilidade de encontros, pode ser apontada como cultura. Cada um tem um ponto de vista e o projeto busca essa diversidade de olhares”, explica Denise Mendonça, presidente do Tear.



Na opinião de Mario Orlando, 19 anos, do Tabajaras, “todo mundo tem cultura, pois está num meio social. Cultura é o hábito que a gente adquire com as pessoas ao nosso redor. É o que a gente adquire com o tempo”.




Os jovens pesquisaram e trouxeram histórias de suas comunidades para compartilhar uns com os outros. Alessandra Corrêa Muniz, 23 anos, disse que nunca tinha entrado em contato com a história do Salgueiro, onde vive, e que também gostou de conhecer a história da Providência e do Tabajaras. “A gente mora num lugar e não conhece. Às vezes, os mais velhos tentam contar e a gente pensa: não quero saber disso não. Eu gostei muito dessa atividade”, destaca.



“Eu me interessei pelo projeto porque é uma forma de falar da minha comunidade. E isso tem muito a ver com cultura. A cultura da Providência é muito rica. O negro construiu muita coisa, mas é tido como inferior”, diz Eder Ribeiro, 24 anos.

Fotos: Klebeandeson Duarti

Leia mais sobre o projeto Intercâmbios Juventudearte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário