domingo, 22 de agosto de 2010

É Micro, sim! É Conto também!

“Desde de pequena escrevo e sou apaixonada por literatura”
Juliana, educanda do Coral Sta. Marcelina

Hoje (22/08) no período de manhã, entre varias oficinas acontecendo simultaneamente no CCO (centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro) destaco a oficina de Micro-Contos com o escritor Marcelino Freire, Autor de "Contos Negreiros"- Editora Record, Prêmio Jabuti 2006, entre outros. http://www.eraodito.blogspot.com.
Participaram do encontro cerca de 15 jovens integrantes de projetos sociais como o pessoal do coral Santa Marcelina (SP) e da Casa de Ensaio (MS).
Após uma apresentação onde todos tinham que se apresentar por meio de um a definição em 2 linhas, Marcelino falou sobre os Micro-contos e sua trajetória na literatura, desde de quando lia Manoel Bandeira em Sertânia, cidade onde nasceu em Pernambuco, até a publicação de seus 5 livros.
Por meio da leitura de alguns micro-contos que Marcelino trouxe, ele foi trazendo a estrutura dos micros contos, como o trocadilho, subjetividade, Titulo e Irônia.

“Vou me suicidar
E já volto”. Paulo Leminski

Os participantes foram motivados a escrever micro-contos com o tema “a história de Jesus”. Saíram diversos textos e de muita qualidade. O grupo elegeu o micro conto “Berço de Ouro” de Fabricio Barbosa como o melhor.

"Pode Bater, Daqui a Pouco eu tô de Volta"
Fabrício Barbosa, Casa de Ensaio (MS)
Quer conhecer mais sobre micro contos?
Procure o livro “Antologia, os 100 menores contos brasileiros do século”
(2004, Org. Marcelino Freire)

Textos e Imagens: Israel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário