quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lançamentos dos guias Caminhos da Cultura nos morros do Cabritos/Tabajaras, Salgueiro e Providência reúnem moradores em caminhadas e acabam em festa!

A chuva não impediu que os jovens reunissem os moradores dos morros dos Cabritos/Tabajaras, Salgueiro e Providência para o lançamento dos Guias Caminhos da Cultura de cada uma das comunidades. 
Moradores e visitantes foram convidados a fazer uma caminhada para conhecer alguns dos pontos mapeados. Além de receber o guia, cada morador visitado sinalizou o seu local com um adesivo, indicando estar no mapa. 
Os três eventos foram totalmente idealizados e organizados pelos jovens aurtores dos mapas e contaram com o apoio de comerciantes e moradores das comunidades.

O primeiro evento aconteceu na sexta-feira, 27 de janeiro, no morro dos Cabritos/Tabajaras. O ponto de encontro foi o Lajão Esportivo Cultural, local onde acontecem festas e projetos culturais da comunidade. Dali, os jovens iniciaram a caminhada a alguns dos pontos do entorno, convidando moradores a se juntar ao grupo e retornar ao Lajão, para assistir a uma apresentação sobre o processo de confecção do guia. A noite acabou num baile, reunindo todos, moradores e convidados.




Sábado foi a vez do Salgueiro onde música e dança animaram a tarde. Na Quadra do Campo foram expostos os mapas elaborados pelos jovens e fotos do processo. Os participantes contaram como foi construir o mapa e chamaram os colegas do Tabajaras que prestigiavam o evento para também dar seu depoimento. A festa ficou por conta do DJ Tchu Flynn, MC Digão e passistas mirins do bloco Raízes da Tijuca. No final todos desceram em cortejo visitando alguns pontos mapeados que foram sinalizados com o adesivo "estou no mapa Caminhos da Cultura do morro do Salgueiro".




O domingo de fortes chuvas não abalou a vontade dos jovens da Providência de apresentarem o guia cultural para a comunidade.  A festa contou com a alegria das crianças e jovens do projeto de capoeira do Eron, importante figura da comunidade e integrante do mapa. Os jovens organizaram ainda um espaço de reflexão sobre o momento especial pelo qual passa a comunidade, onde um número significativo de residências estão sendo desapropriadas.





O projeto Intercâmbios JuventudeArte é uma ação do Programa Juventude Transformando com Arte, idealizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e patrocinado pela Light e pelo Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Além do Instituto de Arte Tear, foram parceiros do projeto o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi/PUC-Rio), Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e UPPSocial, além da participação especial da Ação Educativa, de São Paulo.

Fotos: Ratão Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário