quinta-feira, 3 de março de 2011

Puro envolvimento – capítulo 5

Yasmin Thayná

Alguns dias depois (do prêmio do Apalpe), dirigi um curta-metragem que apresenta o calçadão de Nova Iguaçu do ponto de vista do trabalhador. Essa produção já foi com o coletivo de cinema Sagaz Filmes. Eu dei o argumento e dirigi. O filme é de guerrilha. Foi feito na câmera digital, o tripé que eu tenho, as autorizações de imagem e som, prancheta, caneta na mão e ideia na cabeça. Saímos pedindo a participação dos iguaçuanos. Levamos muitos "nãos," o que aprendemos na aula de produção da Marina Santonieri. Mas levamos muito mais "sim," o que deu a possibilidade da realização do filme: Prazer, meu nome é Nova Iguaçu.


A Sagaz Filmes veio com tudo em 2011. O coletivo é formado por Yasmin Thayná, Saulo Martins, Carlos Camacho, Jhonny Rocha, Natália Magalhães, Danis Heringer e Marcelle Abreu. Estamos com a ideia de filmar durante 20 dias em 20 cidades diferentes esse ano ainda. O nosso próximo vídeo-arte partirá de uma ideia que eu tive de fazer debaixo d'agua e o Saulo desenvolveu a ideia após ter visto uma máscara de carnaval em uma loja na Uruguaiana e um terno numa vitrine de roupas sociais masculinas. E a ideia é desenvolver a liberdade debaixo d'agua. Em breve, se Deus quiser, no festival de Sergipe no final desse ano e, quiçá, em muitos outros. Eu quero um filme com roteiro, direção, direção artística ou produção minha passando no Iguacine desse ano! Além disso, a ideia da Sagaz Filmes é fazer filmes sem roteiro. Saimos para filmar numa cidade desconhecida. Se não tem nada de interessante, a gente cria uma situação, já que temos 2 atores profissionais conosco. Mas produzimos filmes com roteiro também. A ideia principal é fazer o nome valer a pena: usar essa sagacidade que está dentro de mim contagiar os outros membros e utilizarmos dessa malandragem pra produzir o audiovisual geográfico. Esse negócio de cinema geográfico nasceu de um conversa fiada bem sagaz com a geógrafa Isabel Garcia de Fortaleza, que tive o privilegio de conhecer em São Paulo. Falávamos de cinema geográfico e ela disse que ia se especializar em Mapas. Já “linkei” e disse que será a sagacidade dela que produzirá tudo que estiver ligado a pesquisa regional. Ela já topou. E eu, que adoro o nordeste, adorei isso.

A próxima produção será "quem foi que disse que isso é coisa de menino?" É um DocFic cujo argumento e roteiro são meus. A Sagaz Filmes vai produzir junto com os jovens da periferia de Nova Era. O curta tem a intenção de eliminar essa ideia de que pipa, bola de gude e essas brincadeiras de férias são coisas de menino. O foco é um conto que eu fiz que se chama "crianças" publicado no culturaNI e também a relação que eu vejo na roda de amigas que já soltaram pipa. Até eu mesma já soltei pipa e sempre me disseram que era coisa de menino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário