quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Puro envolvimento – capítulo 2

Yasmin Thayná

(continuação)

Em Abril de 2010, fui a todos os dias do Iguacine. Fiquei o dia inteiro admirando aqueles cineastas que entendiam muito do assunto. E pensei: "será que eu posso chegar a ser um deles no próximo Iguacine? Será que eu posso ser uma cineasta?"

Eu fiz eletrotécnica na FAETEC de Nova Iguaçu e não tinha nada a ver com cinema. Fui convidada pelo Grêmio da escola a participar como Diretora de Políticas Educacionais. Aceitei e acabei iniciando um posto na área de cultura. Criei a primeira Feira Brasil na rede FAETEC. Levei o projeto de feira para a Ivone Landim, atual presidente do conselho de cultura , e criamos uma amizade que eu nunca imaginei que pudesse acontecer. No dia da feira, ela convidou dois repórteres da cidade, Marcelle Abreu e Jefferson Loyola, para realizarem a cobertura do evento. Eles me entrevistaram, ligaram pro coordenador da redação e ele me convidou para escrever.

Eu fui. Virei repórter da Cidade de Nova Iguaçu. Em Junho de 2010, fui contratada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu. Trabalhei e ainda trabalho reconhecendo os moradores, a região e exercendo um olhar mais amplo e diferente sobre a Baixada Fluminense.

Criei o "Cineclube João Luiz do Nascimento," junto com o Lorran Dias. Passávamos filmes do youtube e curtas que ganhava dos amigos que fiz durante esse início no cinema e o envolvimento com a cultura. Realizamos em cerca de 15 sessões, fizemos intervenção artística com o escritor e roteirista do filme "400 contra 1" Julio Ludemir. Isso tudo com o apoio da professora Ivone Landim.

Em Julho entrei para a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. Fiz parte da turma de roteiro com o Raul Fernando. Lá, eu fiz amigos, fiz redes e deixei um pedaço do meu coração na biblioteca Cacá Diegues que se instala dentro da Escola de Cinema. O nosso desafio era produzir um vídeo de 3 minutos, no mês de dezembro, sobre o livro Guia Afetivo da Periferia, do escritor Marcus Vinicius Faustini - Fundador da Escola Livre de Cinema, Escola livre de Teatro, Escola Livre da Palavra, ex Secretário de Cultura de Nova Iguaçu.

Nas férias, fiz um média-metragem com a avó. Ela me deu de presente um tripé legalzinho até, de quase 1,80m. O pai tinha uma câmera digital. Peguei e fui filmar. Ela me contou a sua história e eu explorei os detalhes do dia dela. Chama-se "lembranças de minha avó." O curta foi exibido no Centro Cultural Donana em Belford Roxo. Tive o privilégio de ter sido a primeira a exibir filme na Sessão Realizadores do Centro Cultural que tenho muito carinho. (Aqui o texto que inspirou o filme).

3 comentários:

  1. "Marcus Vinicius Faustini - Fundador da Escola Livre de Cinema, Escola livre de Teatro, Escola Livre da Palavra, ex Secretário de Cultura de Nova Iguaçu." O Homo sapiens-sapiens-sapiens. o QUE INVENTOU A CULTURA BAIXADADENSE. ENFIM, AVE FAUSTINI!

    ResponderExcluir
  2. Avante guria, tua história já é de militância na cultura.E tu colastes com uma grande companheira e militante Ivone.

    ResponderExcluir
  3. Belo depoimento!!! Como sempre.

    ResponderExcluir