quarta-feira, 9 de maio de 2012

O grupo SAXOFONANDO estará presente na 4a Mostra Brasil!!

Foto: divulgação

É um quarteto de saxofones formado há pouco mais de seis meses por iniciativa própria dos alunos da Escola do Auditório (SP) e com o apoio de Nailor Proveta, diretor artístico da escola. Para 4a Mostra Brasil, as obras foram escolhidas em razão dos diferentes desafios propostos por cada uma delas. Entre esses desafios está a diversidade de estilos, que exige dos músicos diferentes capacidades interpretativas. Todas as escolhas que o grupo faz para a formação de seu repertório são pautadas pelas possíveis contribuições ao aprendizado musical de cada um deles. 

Vamos ouvir um pouquinho?


O Saxofonando se apresenta dia 21/05 na noite da Música sob a direção artística de Jayme Vignoli

Os espetáculos da 4a Mostra Brasil acontecerão no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs. 

Conheça a ORQUESTRA SANTO ANTÔNIO DE MÚSICA que virá para a 4a Mostra Brasil!


Foto: Robson di Almeida

Composta por 40 jovens que tocam violino, violoncelo e flauta doce, entre outros instrumentos, já fez mais de 60 apresentações no estado da Bahia e conta com um repertório diversificado, que prioriza a música regional nordestina. Apostando também nesse sonho, o maestro autodidata Josevaldo Silva abandonou sua profissão de vendedor de roupas para dedicar-se a aprender e ensinar o que sabia para as crianças do projeto. Josevaldo, que está cursando música na UEFS de Feira de Santana, tem como meta colocar a Orquestra no lugar mais alto possível e fazer dos alunos profissionais da música.

Foto: Robson di Almeida

Saiba mais sobre o projeto:


A Orquestra Santo Antônio fica em Conceição do Coité - BA e vai se apresentar na noite da Música (21/05) durante a 4a Mostra Brasil sob a curadoria de Jayme Vignoli.

Os espetáculos da Mostra acontecerão Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Conheça o GRUPO DE PERCUSSÃO DE CÂMARA VALE MÚSICA que estará presente na 4a Mostra Brasil


Foto: Marcos Matos

Formado por dez alunos do projeto Vale Música,  o grupo iniciou suas atividades em 2010, sob a direção do professor Marcos Matos. O projeto Vale Musica é realizado desde 2004 pela Fundação Amazônica de Música, com a parceria da Fundação Vale, envolvendo crianças e adolescentes da rede pública de ensino, com o propósito de incentivar o ensino da música privilegiando as características culturais locais. O repertório é contemporâneo incluindo arranjos para músicas regionais paraenses.



O Grupo de Percussão de Câmara Vale Música tem sede em Belém - PA e vai marcar presença no dia 21/5, na noite da Música durante a 4a Mostra Brasil.
A apresentação será no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs.

A direção artística da noite é de Jayme Vignoli


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Conheça o grupo ILHA DE MÚSICA que faz parte da 4a Mostra Brasil!


Foto: Fernando Chiriboga

Mais de 40 crianças e adolescentes recebem aulas gratuitas de musicalização e aprendem a tocar instrumentos, na Comunidade da África, na Redinha, em Natal (RN) pelo projeto Ilha de Música, que visa à inclusão social. Desse projeto nasceu o grupo homônimo, sob a batuta do músico, arranjador, trombonista e maestro Gilberto Cabral que em cinco anos já realizou 35 apresentações públicas. Composto por 15 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 20 anos, sua formação é: flauta transversal e doce, saxofone, clarinete,  trompete,  teclado, violão, guitarra, guitarra, contrabaixo elétrico, percussão, bateria . Seu repertório inclui clássicos da MPB e música de compositores do estado.

Ilha de Música se apresenta dia 21/05 na noite da Música sob a direção artística de Jayme Vignoli.

Os espetáculos da 4a Mostra Brasil acontecerão no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs. 

Para quem quiser saber mais sobre o projeto, entre no site!

Conheça o grupo MENESTRÉIS que estará presente na 4a Mostra Brasil!!

Foto: Manu Justo

Menestréis é o grupo de música da Cia Cirandeira do Instituto de Arte Tear. Os jovens músicos, que também participam da criação e montagem dos espetáculos, fazem um passeio pelos diversos períodos do samba.  No percurso, há sempre espaço para o gênero irmão, o choro. Gravaram CDs dos espetáculos  “Rua dos Cataventos” (2007) e “Marias Brasilianas: a arte do fio” (2010). A apresentação é fruto do trabalho desenvolvido pelo grupo na oficina do samba.

Foto: Manu Justo

O grupo Menestréis é do Rio de Janeiro e se apresenta no dia 21/5, na noite da Música durante a 4a Mostra Brasil.
A apresentação será no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs.

A direção artística da noite é de Jayme Vignoli

Saiba mais entrando no site!

Conheça o grupo GUAÇATOM que virá para a 4a Mostra Brasil

Foto: Markus Egli

Formado por crianças e jovens de Caucaia do Alto (SP), o grupo foi criado em 1995 na ONG Associação Filantrópica Criança Feliz e atravessa gerações com uma musicalidade cheia de energia, ainda pouco conhecida na região. Com nome inspirado em uma planta da região da Mata Atlântica (guaçatonga), o Guaçatom é constituído por crianças à partir de 12 anos que cantam e tocam  um repertório que tem como referência as raízes africanas, indígenas e ibérica. Com uma formação de 22 integrantes, o grupo canta e toca instrumentos como flautas doces e transversais, clarinetes, saxofone, vibrafone, contrabaixo elétrico, piano e percussão.


O Guaçatom se apresenta dia 21/05 na noite da Música sob a direção artística de Jayme Vignoli.

Os espetáculos da 4a Mostra Brasil acontecerão no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs. 

Quer ouvir mais um pouco da música deles? Confira no aqui!

sábado, 5 de maio de 2012

Conheça o GRUPO BATUCADEIROS que estará na 4a Mostra Brasil

Com palmas, assobios, batidas no peito e movimento dos pés, eles criam ritmos e melodias, fazendo música com o próprio corpo. O grupo se originou no Instituto Batucar, que há 10 anos atua com crianças e jovens da comunidade de Recanto das Emas, periferia de Brasilia, unindo o ensino da música à transmissão de valores e conhecimento.  Além das aulas de música e de percussão corporal, os participantes têm reforço escolar, educação ambiental e aulas de dança e teatro.  Os Batucadeiros receberam os prêmios Itaú Rumos 2011, Anu/Cufa 2010 e Itaú Unicef 2009 e passou a integrar o Compêndio de Música como Recurso Global da ONU 2011.

Vejam o som incrível que eles tiram do próprio corpo:


O Grupo Batucadeiros vai se apresentar no dia 21/5, na noite da Música durante a 4a Mostra Brasil.
A apresentação será no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs. 

A direção artística da noite é de Jayme Vignoli.

Pra quem quiser saber mais sobre o grupo, entre no site!!!

Conheça o GRUPO MUSICAL OELA que vem para a 4a Mostra Brasil!


O grupo musical OELA é composto pelo professor e por egressos do curso básico de lutheria da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA). Suas apresentações musicais visam proporcionar ao público o conhecimento sobre os instrumentos confeccionados na instituição, com madeiras amazônicas certificadas, oriundas de área de manejo florestal sustentável. Os instrumentos construídos por jovens de 15 a 21 anos da periferia de Manaus têm vida: cavaquinhos, bandolins, banjos, violas caipiras e violões da Oela foram batizados de Manaós. O nome é uma referência ao povo indígena que, antes dos massacres do “descobrimento”, vivia no território hoje ocupado pela capital amazonense. A OELA é a primeira escola de lutheria no mundo a conquistar o Selo Verde do Conselho de Manejo Florestal (FSC - Forest Stwardship Council)

Vejam que bonito a música deles:


Saibam mais sobre a oficina de instrumentos do OELA:



O Grupo Musical OELA está sediado em Manaus - AM e se apresenta dia 21/05 na noite da Música sob a direção artística de Jayme Vignoli.

Os espetáculos da 4a Mostra Brasil acontecerão no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs. 

Quer saber mais sobre o OELA clique aqui!

 



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Conheça o BATUQUE DE SURDO que estará presente na 4a Mostra Brasil


Criada em 2008, a banda Batuque de Surdos tem por diferencial ser integrada por crianças e adolescentes surdos.  Os jovens músicos percussionistas são todos estudantes da Escola Marizanda Dantas Apada, localizada no bairro de Rio Vermelho, e mantida pela Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos – Apada, da Bahia.  Tendo como base o ensino da Língua de Sinais - Libras - como língua de instrução, a escola adota também a metodologia da Pedagogia Visual para o desenvolvimento do currículo comum e do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua. O trabalho da banda é pautado nos ritmos do axé music com instrumentos percussivos como repiques, surdos de marcação, bacurinhas e timbais.

Veja abaixo a energia contagiante dessa galera!!



O Batuque de Surdo é de Salvador - BA e irá se apresentar no dia 21/5, na noite da Música durante a 4a Mostra Brasil.
A apresentação será no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs. 

A direção artística da noite é de Jayme Vignoli

Quer conhecer mais sobre o grupo? Entre no site deles ou confira as novidades no blog !!

Conheça ASSOCIAÇÃO MANDICUÉRA que fará parte da 4a Mostra Brasil


A Associação Mandicuéra foi fundada em 2004, tendo como principal objetivo agregar iniciativas que visam à prática, ao estudo e à difusão da cultura popular caiçara, sempre com o intuito de unir jovens e mestres, crianças e adultos, valorizando os modos de criar, fazer e viver desses grupos. Seu lema é a preservação e difusão do nosso patrimônio imaterial e, a partir disso, tem promovido ações – como a Festa do Fandango e a Festa do Divino Espírito Santo – consciente do papel transformador que a cultura pode exercer junto às comunidades envolvidas.  O trabalho desenvolvido pelo Mandicuéra foi registrado, juntamente com outros grupos de culturas tradicionais, numa pesquisa que deu origem ao documentário intitulado “Fandango”, lançado recentemente no Instituto Goethe, em Curitiba.


O grupo mostra sua versatilidade  nos vídeoclips que produz. Confira abaixo a criatividade deles!!!



A Associação Mandicuéra tem sede na Ilha dos Valadares, Paranaguá -PR e irá se apresentar no dia 21/5, na noite da Música durante a 4a Mostra Brasil.
A apresentação será no Teatro Municipal Carlos Gomes - Praça Tiradentes, Centro do Rio às 19:30hs. 

A direção artística da noite é de Jayme Vignoli.

Conheça mais sobre o grupo entrando no site: http://www.mandicuera.com/