segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Os guias Caminhos da Cultura de três favelas do Rio de Janeiro serão lançados nas comunidades nos dias 27, 28 e 29 de janeiro

Jovens moradores dos morros dos Cabritos/Tabajaras (Copacabana), da Providência (Centro) e do Salgueiro (Tijuca) fazem o lançamento dos guias Caminhos da Cultura em suas comunidades. No lançamento, os moradores e visitantes terão a oportunidade de percorrer alguns pontos dos circuitos existentes no guia e conversar com antigos moradores, grandes conhecedores da história local e fomentadores de iniciativas.

Cada um dos guias expressa o olhar de um grupo específico de jovens sobre suas comunidades, responsáveis também pelo planejamento e organização do evento de lançamento. “Foi muito significativo ver, ao final do projeto Intercâmbios Juventudearte, como os jovens se apropriaram do resultado expresso no mapa cultural e começaram a vislumbrar ações a serem empreendidas a partir dele”, avalia Angela
Nogueira, do Centro de Estudos de Políticas Públicas, uma das coordenadoras do projeto.

Durante o mês de janeiro os jovens se reuniram para organizar os lançamentos em suas comunidades. Para isso contaram com o apoio de profissionais do Instituto de Arte Tear, parceiro da iniciativa. Os jovens foram mobilizados a pensar os sentidos e significados do lançamento, definindo coletivamente a programação e atuando na organização do evento que conta com a articulação de outros atores das próprias
comunidades.

A programação nas três comunidades inclui além de caminhadas por alguns dos pontos mapeados, apresentações do projeto pelos jovens, apresentações culturais e debates. Confira a seguir!

- TABAJARAS






Sexta-feira, 27 de janeiro, de 18h às 21h
Local: Lajão Esportivo Cultural

Caminhada pelos pontos do mapa: ponto de encontro às 19h no Lajão.
A caminhada incluirá pontos de vários circuitos próximos ao local.
Como chegar: subir a escada do número 508 da rua Euclides da Rocha, em frente à Associação de Moradores.







- SALGUEIRO




Sábado, 28 de janeiro, de 16h às 19h
Local: Quadra do Campo

Caminhada pelos pontos do mapa: ponto de encontro às18h na Quadra do Campo.
A caminhada incluirá pontos mapeados do circuito de Música e Dança, acompanhada pelo Bloco Raízes da Tijuca.
Como chegar: subir pela rua General Roca até o final onde se vê uma placa escrito“UPP Salgueiro”. Seguir em frente pela Rua Francisco Graça, passar pela Escola Municipal Bombeiro Geraldo Dias e virar à esquerda. Subir até o final da rua, passando pelo Bar da Dona Zilda, chegando então na Quadra do Campo.


- PROVIDÊNCIA






Domingo, 29 de janeiro, de 15h às 18h
Local: Cruzeiro

Caminhada pelos pontos do mapa: ponto de encontro às 17h no Cruzeiro.
A caminhada incluirá pontos de vários circuitos situados no alto do morro.
Como chegar: pegar a Kombi na rua Senador Pompeu, próximo à Central do Brasil, até a Praça Américo Brum. A partir daí, subir o Escadão do Largo até o alto do morro.






O projeto Intercâmbios JuventudeArte é uma ação do Programa Juventude Transformando com Arte, idealizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP) e patrocinado pela Light e pelo Governo do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Além do Instituto de Arte Tear, foram parceiros do projeto o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (Ciespi/PUC-Rio), Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e UPPSocial, além da participação especial da Ação Educativa, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário