terça-feira, 28 de junho de 2011

Livraria ou Espaço Cultural?

Conheço e já realizo atividades em parceria com Alessandro Buzo já há algum tempo, porém nunca tinha refletido na importância da Livraria Suburbano Convicto, tive esse “bum” no inicio do mês quando fui lançar um Livreto na Livraria, que agora está localizada no Bairro do Bixiga, próximo ao Centro de São Paulo e resolvi conversar com Buzo como ele enxerga e organiza a livraria para ser mais que um espaço de Comercio e sim um espaço cultural.

“A Livraria Suburbano Convicto Surgiu em 2007 no Itaim Paulista, porque queria um lugar para expor meus livros e vender, além de outros autores e títulos periféricos, mas nos anos que ficamos na quebrada, foram meses no vermelho, quando não dava mais (3 anos) íamos fechar e eu resolvi mudar pro centro (Bixiga).... Mesmo os custos sendo muito maiores. Agora, com um ano no local, as coisas começam a andar e os eventos que realizamos na LIVRARIA (Sarau Suburbano e Suburbano em Debate), traz muitas pessoas pela primeira vez e depois elas voltam pelo conteúdo, os livros.” Alessandro Buzo A Livraria Suburbano Convicto é especializada em Literatura Marginal e Periférica, e tem em suas prateleiras Cd's, DVD's, Roupas (marca própria ou não), bomboniere. Porem o que mais impressiona na livraria é que o local não é apenas um lugar de comercio e sim um Espaço Cultura!

A ideia de realizar atividades na livraria sempre esteve presente no planejamento da livraria, desde seu inicio no Itaim Paulista até agora. São eventos como “Encontro com o Autor”, evento que leva autores para dialogar com o publico, esse encontro com o autor passou a ser o “Sarau Suburbano”, que acontece 2 vezes por mês e leva para loja Poetas, músicos, escritores e artistas que se encontram para contemplar a poesia e realizar contatos e trocas de experiências.

Sobre as conquistas Buzo diz que foram muitas, entre elas, “provar a duras penas que é possível um local com uma visão não focada no comercio e sim na cultura”. E ainda completa: “Retorno acho que um dia vai dar, talvez financeiro, mas com certeza de mais leitores da nossa literatura”.
Buzo sem duvida é um dos maiores empreendedores culturais da periferia, questionado sobre o que diria par aos novos empreendedores ele é franco ao afirmar: “Não vou iludir ninguém dizendo que é fácil, se eu não bancasse do bolso, já teria falido. Precisa ter muita organização, honestidade, trabalhar direito, pagar os impostos e contador, muitas coisas, não é pra nenhum aventureiro, precisa trabalhar muito.”

Juventude Transformando com Arte
Buzo: “A Arte transforma a juventude e essa muda sua vida e das pessoas próximas a ela, o resto são jovens alienados pela TV e modinhas.”

Quer conhecer a Livraria?
11 2569-9151 (Suburbano Convicto)
http://www.livrariasuburbanoconvicto.blogspot.com/
suburbanoconvicto@hotmail.com




Texto: Israel Neto


Imagem: Acervo Suburbano Convicto

domingo, 26 de junho de 2011

As 12 Aranhas







As horas são feitas
Por doze aranhas da rotina
Que costuram os três oitos em suas teias
Para saber que vem e vão os dias,

Tendo a vida com esperada herança
Buscam-se a ausência os viciados por alegria.

De um pensamento ilusão, vem à bela monalisa
Vista por todos os olhares

As minúsculas vilas
As grandes cidades,

Interligados por suas teias

Estão as doze aranhas
Construídas por grandes cabeças.

Rodrigo Domenico Cezar.