sexta-feira, 4 de março de 2011

Puro envolvimento – capítulo 6 (final)

Yasmin Thayná

Em fevereiro (2011), fiz um MiniCurso de Teoria e História do Cinema ministrado pelo diretor da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema - Miguel Haoni. No primeiro dia de curso, vi uma imagem que remetia totalmente ao meu passado. Quando pequena, a avó usava um pente de madeira e um frasco de desodorante líquido para fazer a mistura que amansava a minha juba de leão: água com creme. Qualquer creme para cabelo crespo. Lembro que o pai comprava um kit na loja de cosméticos que misturava um monte dessas vitaminas, mas não adiantou muita coisa. Era só pra disfarçar. O momento em que eu sentava no colo da avó era o mais feliz do dia para os animais que viviam presos dentro dos meus emaranhados capilares. Ela soltava o prendedor e o pente de madeira penetrava nos fios que o pai sempre insistiu em dizer que eram finos. A parte úmida do processo era o frasco de desodorante que continha uma forte mistura altamente química que fazia, milagrosamente, todos os bichos da selva adormecerem até a manhã do dia seguinte. Tive a ideia de um curta. Cheguei em casa às nove da noite e fui atrás de meninas que pudessem participar do curta no dia seguinte no sol das 13 horas. Consegui. Disse pra minha avó da minha intenção, ela topou fazer parte. Considero um vídeo arte. Eu narro a história em voz over do pote de creme enquanto minha avó penteia o cabelo da menina com cabelos crespos e pele morena como a minha. Foi ótimo. Fiz o curta em 30 minutos. O vídeo arte "Frascos de Perfume" tem 4 minutos com argumento, roteiro, edição e montagem minha. O elenco conta com uma menina que consegui aqui na rua Nathália de Oliveira e a avó Zilda Machado. O pai, Osmar Machado, foi o produtor. Ele ficou orgulhoso de ver o meu interesse em estar produzindo audiovisual. O pai nunca impediu que eu e meus dois irmãos lêssemos. Pelo contrário, penso que todo esse interesse artístico nasce em 1997 quando o pai decide espalhar livros infantis pela casa e dedica o seu tempo a ler a todo instante na nossa frente. E isso foi definitivo para o meu grande interesse por livros, principalmente pela cultura popular do país.

Frascos de perfume

http://vimeo.com/19855154

FIM

Os capítulos de Puro Envolvimento por Yasmin Thayná se encerram, mas apenas aqui no blog. Quem quiser acompanhar os próximos videos da Thayná, pode segui-la no twitter: @yasmin_thayna e no site www.culturani.blogspot.com onde é colunista.

3 comentários:

  1. Alô galera! Muito obrigada pela atenção que vocês me deram. Fiquei muito feliz pelas postagens. Tudo de bom no trabalho de vocês e que o blog cresça cada dia mais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos a você por compartilhar a sua história e a sua arte!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Leandro,
    Adoraríamos saber mais sobre a sua experiência na rádio.Entre em contato pelo email mostrajuventudearte@gmail.com para combinarmos uma forma de compartilhar informações sobre o seu projeto aqui no blog. Abraços, equipe JuventudeArte.

    ResponderExcluir