sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Entrevista com Glaucia Fernanda Oliveira

Glaucia Fernanda, 22 anos, é dançarina da Cia Eclipse Cultura e Arte e coreógrafa. (Campinas - SP)

JuventudeArte - Quando e porque você decidiu fazer dança?

Glaucia - Tive meu primeiro contato com a dança aos 4 anos de idade. Minha mãe me colocou no balé numa escolinha perto de casa e comecei a gostar da dança. Não parava de me mexer. Alguns anos depois, entrei nas aulas de jazz, com as quais me identifiquei mais, pois é uma dança mais agitada e contagiante. Aos 15 anos conheci a Ana Cristina, hoje coordenadora da Cia. Eclipse Cultura e Arte, que me convidou para assistir aos ensaios. Logo que vi me apaixonei pela dança de rua! Desde então é essa cultura que faço e estudo. Decidi seguir a dança, pois, além de ser a melhor coisa que posso fazer, é a que, com toda certeza, me deixa mais feliz. Nada pode pagar o amor que sinto ao dançar, é o meu momento, onde todos os meus sonhos se realizam e, graças a Deus, conheço e convivo com muitas pessoas maravilhosas ao meu lado, que trabalham e fazem da arte a sua vida.

JuventudeArte - Você acredita ser possível transformar o meio em que vive através da arte? De que maneira?

Glaucia - Sim, acredito. Sem dúvida nenhuma e é com grande alegria que posso dizer que com a arte da dança, mudamos os caminhos de muitas pessoas que hoje trabalham ou passaram por nós. A Cia. Eclipse, em particular, realiza projetos sociais na cidade de Campinas oferecendo gratuitamente oficinas de dança para todas as idades e grupos específicos a ponto de dar uma opção de atividade física, lazer e formar dançarinos e também professores da área, sem contar a ideia de tirar os jovens das ruas, da violência e das drogas. Hoje temos mais de 50 jovens que fazem parte destes projetos e fazem apresentações e participam de competições. Além destes projetos a Cia. Eclipse realiza o maior evento de Breaking – um dos estilos da dança de rua – da América Latina, aqui em Campinas, a Battle of the Year Brazil. Reunimos grupos do Brasil inteiro numa disputa onde o melhor representa o Brasil no mundial fora do país. Muitos dançarinos que participaram deste evento, pelo ótimo trabalho que fazem e pela oportunidade que o evento traz, hoje estão fora do país participando de muitos campeonatos, fazendo trabalhos em todo o mundo levando o nome do Brasil em todo lugar.


JuventudeArte - Como foi a sua experiência na 3a Mostra Brasil?

Glaucia - A Mostra Brasil foi uma experiência inédita e maravilhosa pra mim e para todos da Cia. Um evento muito bem organizado, com artistas de todos os estilos e de todos os lugares, foi maravilhoso poder vivenciar a dança, música, teatro, o circo... tudo junto no mesmo espaço e com o mesmo objetivo, algo do qual nunca havíamos participado antes. Conhecemos pessoas de todos os lugares, e conhecemos lugares maravilhosos, como o AfroReggae, e fizemos amizades com outros artistas afim de realizar trabalhos futuros.

JuventudeArte – Que outros jovens, como você, estão fazendo trabalhos artísticos que você admira e gostaria de indicar?

Glaucia(Aí vão os links para os sites):

Companhia de Teatro Sia Santa - http://www.siasanta.art.br/

Centro de Dança Leonardo.Bilia - http://www.leonardobilia.com.br/

AIMEC (música) - http://www.aimec.com.br/

Banda Magnitude - http://www.magnituderock.com/

Packer Cia de Dança - http://www.balletcristianapacker.com.br/

Amazon B.Boy (dança) - http://www.amazonbboy.com.br/


Para conhecer melhor a Cia Eclipse CA:

www.eclipse.art.br
www.battlebrazil.com.br
http://twitter.com/CiaEclipseCA
http://www.grupos.com.br/blog/eclipseculturaearte/

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Oscar - Cine Favela

O filme conta a história do pequeno Oscar , que depois de sete anos sem saber quem era seu pai , descobre que ele sempre esteve ao seu lado . Uma história de reencontros

Sabores de falta de opções de lazer, entretenimento e cultura dentro da Cidade Nova Heliópolis, resolveu implantar um projeto no qual viesse envolver e despertar as crianças, os jovens e os adultos nas diversas áreas culturais, principalmente o cinema. Convidou toda a comunidade para participar deste lançamento, “Ela” precisava tomar conhecimento do tipo de trabalho cultural, que estava sendo implantado como: Projeções de vídeo, documentários, curtas e longa metragem, dentro da sua própria comunidade. Conheça o cinema do Cine Favela.

O Projeto Virou Ponto de Cultura CINE FAVELA.
segue site http://www.cinefavela.org.br/

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Fórum [Rio] Cidade Criativa

Nesta quinta, 7/10, Beatriz Azeredo do CEPP vai participar do Fórum [Rio] Cidade Criativa no RJ. Veja a programação do evento: http://www.cidadecriativa.org/downloads/Programa_Forum_CCTU.pdf